Quais são os impactos negativos do ruído na saúde?

Distúrbios de sono

Não deve ser surpresa que o ruído possa perturbar o seu sono. Estudos descobriram que pessoas expostas a ruídos altos enquanto dormem têm maior probabilidade de acordar no meio da noite ou de experimentar mais mudanças nos estágios do sono.

Todos sabemos que dormir mal pode causar falta de energia, alterações de humor e diminuição da capacidade de concentração, entre outros sintomas. Distúrbios crônicos do sono podem levar a problemas mais graves.

Pressão alta

A exposição ao ruído pode causar aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Isso pode se tornar um sério problema de saúde se acontecer repetidamente. A pesquisa mostrou que as pessoas que estão cronicamente expostas ao ruído industrial tendem a ter pressão arterial mais elevada , um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.

Fertilidade

Um estudo recente realizado na Dinamarca descobriu que as mulheres tinham mais dificuldade em engravidar se viviam em áreas com mais ruído de trânsito. Quanto mais barulhenta a área, mais tempo passava antes que as mulheres concebessem.

Este impacto na fertilidade pode ser resultado de distúrbios do sono causados ​​pelo ruído do trânsito. Pesquisas anteriores descobriram que os distúrbios do sono podem impactar negativamente a fertilidade feminina e masculina.

Problemas de saúde mental

A pesquisa sobre como o ruído afeta nossa saúde mental produziu resultados mistos. Alguns estudos não encontraram nenhum efeito, enquanto outros encontraram efeitos negativos. Por exemplo, um estudo japonês descobriu que pessoas regularmente expostas ao ruído dos aviões apresentavam taxas mais elevadas de depressão e nervosismo. Outro estudo também descobriu que o ruído ambiental pode contribuir para a ansiedade.

Capacidade de aprendizagem

Vários estudos descobriram que a exposição crônica ao ruído prejudica a capacidade de aprendizagem das crianças. Quando as crianças são repetidamente expostas ao ruído, elas têm dificuldade de concentração e pioram a memória. Eles também tendem a ter dificuldades com a percepção da fala e a compreensão da leitura.